De acordo com as últimas informações divulgadas no site oficial da Konami (OCG), aparentemente o pendulum summon será considerada como "inherent summon". Isso quer dizer que todos os monstros invocados via pendulum summon irão para o cemitério quando cartas como "Solemn Judgment" ou "Solemn Warning" estiverem envolvidas.
Será possível colocar qualquer quantidade de monstros pendulum nas zonas pendulum (destacadas na imagem abaixo) de cada vez, semelhante à ativação de cartas mágicas. Entretanto, ao contrário das cartas mágicas de campo, você não poderá colocar outro monstro pendulum para substituir um que já está no campo.
Monstros pendulum vão para o topo do baralho extra ficando lá com a face para cima se iriam ser enviados do campo para o cemitério, independentemente de terem sido destruídos, usados como material para invocação synchro ou tributados. Não foi mencionado o que acontece se Macro Cosmos estiver em campo, embora o mais provável é que ainda sejam enviados para o topo do baralho extra.
Quando uma carta mágica de campo é ativada enquanto você tiver outra ativada ou virada para baixo, quando esta for para o cemitério em virtude da ativação da primeira, isso não será considerado destruição. A carta será apenas enviada para o cemitério. Isso tira de jogo um dos principais combos utilizados em Ancient Gear, o que enfraquecerá bastante o deck.
Outra coisa mencionada no manual de regras diz respeito à fase de batalha. Haverá 5 subetapas para cada passo de dano, a saber:
1) Início do passo de dano:
Esse é o tempo decorrido para entrar no passo de dano. Efeitos que ativam no passo de dano ou sem aplicar cálculo de dano e efeitos que alteram ATK/ DEF podem ser ativados. Monstros com a face para baixo não são virados para cima durante esta subetapa. Ex: "Ally of Justice Catastor”, “Sasuke Samurai”, “Honest”, “Rush Recklessly”, “Shrink”, etc.
2) Antes do cálculo de dano:
O momento antes de entrar no cálculo de dano. Monstros com a face para baixo são virados para cima aqui. Efeitos que ativam quando os monstros são virados para cima ainda não são ativados. Efeitos que ativam no passo de dano podem ser ativados neste momento. Na maioria dos casos, este é o último momento para ativar efeitos que modificam ATK/ DEF. Ex: “Drillroid”, “Ehren, Lightsworn Monk”, “Honest”, “Rush Recklessly”, “Shrink”, etc.
3) Durante o cálculo de dano:
Este é o momento em que os pontos de ATK/ DEF são comparados e o dano é aplicado. Pouquíssimas cartas podem ser ativadas neste momento. Os principais efeitos que poderão ser ativados são aqueles que mencionam "durante o cálculo de dano". Ex: “Kuriboh”, “Injection Fairy Lily”, “Bujingi Crane”, “Forbidden Tome”, etc.
4) Depois do cálculo de dano:
Cartas que são ativadas como resultado de uma batalha ocorrendo são ativadas neste momento. Efeitos que ativam quando você leva dano ou quando uma carta batalha são ativados aqui. Monstros pré-determinados para para serem destruídos ainda permanecem no campo neste ponto. Ex: “Ryko, Lightsworn Hunter”, “Spirit Reaper”, “Gorz, the Emissary of Darkness”, “D.D. Warrior Lady”, etc.
Será possível colocar qualquer quantidade de monstros pendulum nas zonas pendulum (destacadas na imagem abaixo) de cada vez, semelhante à ativação de cartas mágicas. Entretanto, ao contrário das cartas mágicas de campo, você não poderá colocar outro monstro pendulum para substituir um que já está no campo.
Monstros pendulum vão para o topo do baralho extra ficando lá com a face para cima se iriam ser enviados do campo para o cemitério, independentemente de terem sido destruídos, usados como material para invocação synchro ou tributados. Não foi mencionado o que acontece se Macro Cosmos estiver em campo, embora o mais provável é que ainda sejam enviados para o topo do baralho extra.
Quando uma carta mágica de campo é ativada enquanto você tiver outra ativada ou virada para baixo, quando esta for para o cemitério em virtude da ativação da primeira, isso não será considerado destruição. A carta será apenas enviada para o cemitério. Isso tira de jogo um dos principais combos utilizados em Ancient Gear, o que enfraquecerá bastante o deck.
Outra coisa mencionada no manual de regras diz respeito à fase de batalha. Haverá 5 subetapas para cada passo de dano, a saber:
1) Início do passo de dano:
Esse é o tempo decorrido para entrar no passo de dano. Efeitos que ativam no passo de dano ou sem aplicar cálculo de dano e efeitos que alteram ATK/ DEF podem ser ativados. Monstros com a face para baixo não são virados para cima durante esta subetapa. Ex: "Ally of Justice Catastor”, “Sasuke Samurai”, “Honest”, “Rush Recklessly”, “Shrink”, etc.
2) Antes do cálculo de dano:
O momento antes de entrar no cálculo de dano. Monstros com a face para baixo são virados para cima aqui. Efeitos que ativam quando os monstros são virados para cima ainda não são ativados. Efeitos que ativam no passo de dano podem ser ativados neste momento. Na maioria dos casos, este é o último momento para ativar efeitos que modificam ATK/ DEF. Ex: “Drillroid”, “Ehren, Lightsworn Monk”, “Honest”, “Rush Recklessly”, “Shrink”, etc.
3) Durante o cálculo de dano:
Este é o momento em que os pontos de ATK/ DEF são comparados e o dano é aplicado. Pouquíssimas cartas podem ser ativadas neste momento. Os principais efeitos que poderão ser ativados são aqueles que mencionam "durante o cálculo de dano". Ex: “Kuriboh”, “Injection Fairy Lily”, “Bujingi Crane”, “Forbidden Tome”, etc.
4) Depois do cálculo de dano:
Cartas que são ativadas como resultado de uma batalha ocorrendo são ativadas neste momento. Efeitos que ativam quando você leva dano ou quando uma carta batalha são ativados aqui. Monstros pré-determinados para para serem destruídos ainda permanecem no campo neste ponto. Ex: “Ryko, Lightsworn Hunter”, “Spirit Reaper”, “Gorz, the Emissary of Darkness”, “D.D. Warrior Lady”, etc.
5) Fim do passo de dano:
Monstros que são destruídos como resultado de uma batalha são enviados para o cemitério. Efeitos que ativam quando monstros são destruídos por batalha são ativados neste momento. Ex: “Giant Rat”, “Jurrac Guaiba”, etc.
Para visualizar o manual de regras em japonês, clique aqui.