Possíveis cartas para a ban list de janeiro de 2014

Possíveis cartas para a ban list de janeiro de 2014. Quais delas vão virar decoração de natal?


         Bom, é meio arriscado fazer qualquer palpite sobre as cartas que serão o alvo da próxima ban list. Afinal, a Konami por vezes prova ser bastante imprevisível. Como agora a lista será atualizada a cada 3 meses, o tempo de espera vai diminuir pela metade. O que trago aqui é uma relação de cartas com grandes chances de serem incluídas na ban list de janeiro do próximo ano, que será divulgada dia 13 de dezembro. Incluímos aqui as que têm sido responsáveis por certos desequilíbrios no card game, seja pelo seu efeito em si, ou pelas combinações catastróficas que são possíveis em baralhos específicos. Para alguns, pode ser o melhor de todos os presentes de Natal. Já para outros, motivo de frustração. E vocês, o que gostariam de ganhar neste Natal? Chega de conversa e vamos ao que interessa.
          Primeiramente, vale ressaltar a grande discrepância entres as ban lists TCG e OCG de setembro de 2013. Até então, o ocidente sempre havia copiado a ban list do oriente. Mas nesse ano resolveu inovar. Será que resolveu? Na minha opinião, não. Yu-Gi-Oh! é agora o jogo de cartas mais famoso do mundo. Os baralhos montados aqui muitas vezes não têm nada a ver com os que são jogados pelos asiáticos. Isso não incentiva a criação de estratégias duradouras. É provável que em 2014 haja novamente uma unificação das ban lists. Acontecendo isso, algumas cartas limitadas e semi-limitadas no ocidente poderiam voltar a ser usadas nas quantidades antes permitidas, como:

- "Compulsory Evacuation Device", de 1 para 3;
- "Bottomless Trap Hole", de 1 para 2;
- "Solemn Judgment", de 0 para 1;
- "Dimensional Prison", de 2 para 3.
- "Elemental HERO Stratos", de 0 para 1.

          Não acho que essas cartas influenciam tanto o card game a ponto de ter o número de cópias por baralho tão restringido no TCG. Agora, se "Heavy Storm" retornar, o bicho vai pegar. Ela ainda é utilizada no OCG. Talvez por isso, o mesmo ainda pareça um tanto desequilibrado, não só por esta carta, mas também por "Gateway of the Six". Uma apelação após a outra. Como já havia falado, vou discorrer sobre as cartas que vêm causando maiores desequilíbrios no jogo. Então vamos lá.


  Lista das proibidas

Sixth Sense

http://yugiohmonstrosdeduelo.blogspot.com.br/2013/07/sixth-sense.html

         Eu ainda me pergunto o porquê de ela não ter sido lançada no TCG na lista das proibidas. O motivo é óbvio: a Konami não perde a chance e lucrar, mesmo que isso faça cabeças rolarem. E é o que tem acontecido. Os contras dirão que não tem nada de mais, pois as chances de se obter o resultado para comprar não são tão grandes. Acontece que hoje há muitos baralhos que não importando o resultado, o efeito será no mínimo razoável, como é o caso de Dragon Rules e Bujins. Nos duelos que já assisti, raramente vi alguém continuar com o jogo depois de ver o oponente sacar 5 ou 6 cartas com "Sixth Sense". E não é para menos. No OCG ela já levou ban faz muito tempo. Imaginem só: uma carta que permite a um dos jogados comprar 6 cartas? Isso é o que eu chamo de apelação! Sem dúvidas ela deve ser incluída na lista das proibidas, a menos que a Konami não se importe mais de deixar o jogo a mercê da sorte.

Return from the Different Dimension

http://yugiohmonstrosdeduelo.blogspot.com.br/2013/07/return-from-different-dimension.html

          Mais uma carta que chama a atenção por um simples detalhe no baralho de Dragon Ruler (que surpresa...): ativou, ganhou! Pelo menos é o que acontece na grande maioria dos casos. Dragon Rulers mudaram completamente a estrutura do jogo. É por causa deles que muitas cartas podem sair do card game. Nesse archetype em especial, "Return from the Different Dimension" possui uma vantagem a mais. Caso você não derrote o seu oponente no turno em que ela for ativada, basta invocar 2 monstros de rank 7 (Dracossack e Big Eye), acabar com a maioria das cartas que o seu oponente possui e no final você ainda terá renovado no mínimo 4 Dragon Rulers enviando-os de volta para o cemitério. Simples, não? Esse parece ser um bom motivo para incluir esta carta na lista das proibidas. A imagem abaixo ilustra bem o que quero dizer:



Eradicator Epidemic Virus

http://yugiohmonstrosdeduelo.blogspot.com.br/2013/04/eradicator-epidemic-virus.html

          Acho que esta carta dispensa comentários. Primeiro porque o seu efeito em si é mais devastador que "Heavy Storm". Segundo,  porque a definição de custo alto tem mudado no card game. Antigamente, conseguir um monstro do escuro com ATK 2500 não era nada fácil (saudades desse tempo). É, as coisas mudaram. Digo isso levando em consideração alguns baralhos, como Dark World e Malefics. Você pode muito bem ativar esta carta em resposta a "Dimensional Prison" do seu oponente, salvando seu Grapha de ser removido do jogo, além é claro de destruir as cartas que são a chave do baralho dele. Na grande maioria dos casos (99, 9999999...dízima periódica...%), você vence spellbook só com esta carta. Em Dragon Ruler essa carta também pode ser encaixada facilmente, pois nunca foi tão fácil invocar synchros de nível 8 (incluindo "Red Archfiend Dragon", um monstro do escuro).

Artorigus, King of the Noble Knights

http://yugiohmonstrosdeduelo.blogspot.com.br/2013/08/artorigus-king-of-noble-knights.html

          Esta carta pode destruir qualquer número de cartas mágicas e/ ou armadilhas no campo, até o número de cartas mágicas de equipamento "Noble Arms" que você controla. Pensando melhor, seria mais apropriado compará-la a "Heavy Storm". Isso porque quando ela é invocada através de uma invocação Xyz, você pode equipar a ela até três cartas mágicas "Noble Arms" com nomes diferentes do seu cemitério. Esse já parece ser um argumento consistente para incluí-la na categoria das proibidas.

  Lista das limitadas

Dragon Ravine

http://yugiohmonstrosdeduelo.blogspot.com.br/2013/07/dragon-ravine.html

          Fico triste de incluir esta carta aqui, pois ela sempre foi o principal e talvez o único bom suporte para Dragunitys. Mesmo assim, não podemos nos esquecer de que o objetivo da ban list é buscar o equilíbrio no jogo. Desta forma, mexer com ela se torna inevitável. Voltando a mencionar o archetype mais falado nos últimos meses, vamos analisar como esta carta funciona no baralho de Dragon Rulers. O efeito que interessa aqui é o de enviar 1 monstro tipo dragão do baralho para o cemitério uma vez por turno. Custo? Para eles não existe! Justifico pelo simples fato de que possuir Dragon Rulers na mão e no cemitério dá no mesmo. Ora, se você descartar 1 desses dragões para ativar o efeito do campo, não estará perdendo absolutamente nada, pois o efeito de invocação especial deles pode ser ativado tanto no campo como no cemitério por remover cartas nesses mesmos locais. Então vamos reescrever a descrição desta carta quando usada no baralho de Dragon Rulers:

- Uma vez por turno, adicione 1 monstro tipo dragão do seu baralho para a sua mão.

          Na prática é isso mesmo. Por esse motivo, posso afirmar com certeza que as chances de "Dragon Ravine" ser incluída na ban list são consideravelmente altas.

Sacred Sword of Seven Stars

http://yugiohmonstrosdeduelo.blogspot.com.br/2013/07/sacred-sword-of-seven-stars.html

          Os Pots of Greed da vida sempre existirão. Essa é a versão para os Rulers. Nesse baralho, é praticamente impossível não conseguir um monstro de nível 7 no primeiro turno. Quando você ativar esta carta, automaticamente também estará ativando o efeito do Dragon Ruler removido do jogo por ela, ou seja, ganhará 2 cartas novinhas e mais um Ruler para compensar o que foi banido. Estão vendo? Mais uma carta praticamente sem custo. Na verdade, Dragon Ruler players duelam com 3 "Pot of Greed" no baralho. Tenho que dizer mais? Limitar "Sacred Sword of Seven Stars" é no mínimo sensato!

http://yugiohmonstrosdeduelo.blogspot.com.br/2013/07/skill-drain.html
       
          Não sei como essa carta foi a 3 e "Soul Drain" a 1. Tudo bem que muitos archetypes possuem monstros cujos efeitos são ativados no cemitério ou fora do jogo, mas  a grande maioria dos casos ainda são ativados no campo. Esta carta é a chave para acabar com a maioria dos combos. Claro, ela pode ser facilmente destruída por efeito de cartas mágicas e armadilhas, mas se isso não acontecer, a grande vantagem será de quem ativar "Skill Drain", pois espera-se no mínimo ou que ele não dependa de efeitos de monstros no campo, ou que ele tenha a intenção de negar efeitos indesejáveis, como é o caso dos monstros de alto nível que podem ser invocados normalmente sem tributos, mas que têm seu ATK reduzido. Para Dragon Rulers (mais uma vez!) também é uma ótima alternativa. Repito: não faz sentido limitar "Soul Drain" sem fazer o mesmo com "Skill Drain". 

Spellbook Magician of Prophecy

http://yugiohmonstrosdeduelo.blogspot.com.br/2013/08/spellbook-magician-of-prophecy.html

          Cartas de procura costumam ser alvo da ban list. Esta permite adicionar qualquer carta mágica com "Spellbook" no nome do baralho para a mão. Mesmo sem "Divine Judgment of Spellbooks", esse baralho continua muito poderoso. Na verdade, a carta que acabei de citar era só um detalhe, pois o poder do baralho está na carta de campo "The Grand Spellbook Tower", que permite ao controlador dela comprar 2 cartas por turno (praticamente), e "Spellbook of Fate", que pode remover qualquer carta do oponente sem fazer target. Como esse combo é, como eu posso dizer, renovável, a solução para frear esse baralho parece estar no "Spellbook Magician of Prophecy". A limitação desta carta seria uma decisão interessante para equilibrar o jogo.

Fire Formation - Tenki

http://yugiohmonstrosdeduelo.blogspot.com.br/2013/08/fire-formation-tenki.html

          Mais uma carta de procura. A Konami resolveu lançar monstros tipo besta-guerreira com efeito apelativo aos montes. Basta dar uma olhada nas cartas qua compõem os archetypes Fire Fist, Bujin e Fire King. No baralho de Bujins, conseguir "Bujin Yamato" ficou fácil demais. Todos sabem que começar com esta carta dá uma vantagem imensa para os duelistas que jogam com Bujins. Em Fire Fist, o efieto desta carta simplesmente permite destruir uma carta que o oponente controla, pois com ela é possível adicionar para a mão "Brotherhood of the Fire Fist - Bear" (que destrói monstro) ou "Brotherhood of the Fire Fist - Gorilla" (que destrói spell/ trap). A exemplo de "Reinforcement of the Army", a carta acima também deveria ser limitada. Acredito que com isso os baralhos ficariam mais nivelados.

Divine Wind of Mist Valley

http://yugiohmonstrosdeduelo.blogspot.com.br/2013/04/divine-wind-of-mist-valley.html

           Desde que "Harpie Dancer" entrou no jogo, essa carta passou a ser usada com muito mais frequência. No ocidente ainda não é tão comum, a não ser no baralho de Harpies e Mist Valley. "Divine Wind of Mist Valley" já foi limitado no oriente. Um vídeo vale mais do que mil palavras para explicar o porquê:


Noble Knight Borz

http://yugiohmonstrosdeduelo.blogspot.com.br/2013/08/noble-knight-borz.html

          Mesmo que tenha sido lançada há pouco tempo, ela já tem demonstrado ser uma tremenda dor de cabeça. A apelação dela está no seu efeito de juntar 3 cartas mágicas de equipamento "Noble Arms" no campo e/ ou cemitério. Com três copias de "Noble Knight Borz" no baralho, os monstros exceed do archetype poderão equipar a eles 3 cartas "Noble Arms" com muita facilidade. Nós sabemos que "Noble Arms - Excaliburn" não permite que o monstro equipado seja alvo de cartas ou efeitos. Isso dá uma vantagem muito grande para o seu controlador. E ainda não mencionei "Noble Arms - Arfeudutyr", que faz o seu oponente perder 1 carta virada para baixo por turno. Possuir essas duas cartas equipadas a um monstro ao mesmo tempo é vitória quase certa. Desse modo, parece justo limitar "Noble Knight Borz".

Madolche Hootcake

http://yugiohmonstrosdeduelo.blogspot.com.br/2013/07/madolche-hootcake.html

         É uma surpresa a ban list nunca ter mirado nos madolches. A carta acima possui um efeito vantajoso até demais. Mas por quê? Em quase 100 % dos casos, ele é utilizado para invocar "Madolche Messengelato", que por sua vez adiciona uma carta mágica ou armadilha com Madolche no nome para a mão, geralmente "Madolche Ticket", uma fonte quase infinita de Madolches, ou "Madolche Chateau", que faz com que os monstros destruídos desse archetype retornem sempre para a mão. Isso aumenta muito o arsenal de cartas para madolche players. "Madolche Hootcake" é um forte candidato a fazer parte da lista das limitadas.

  Lista das semi-limitadas

Judgment Dragon

http://yugiohmonstrosdeduelo.blogspot.com.br/2013/06/judgment-dragon.html

           Com os novos suportes para Lightsworns, juntar quatro monstros com nomes diferentes desse archetype no cemitério está parecendo brincadeira de criança. Pensando dessa forma, me parece razoável afirmar que "Judgment Dragon" se torna uma carta de condição de vitória, pois possui um efeito muito poderoso para uma carta que pode ser jogada tão facilmente. Se você possuir 2 cartas dessa e mais um monstro na mão, suas chances de vitória são quase 100%.

Dragon Rulers

         
          E, finalmente, os dragões governantes. São sem dúvida duros na queda, destruidores por natureza. Encará-los de frente é para poucos. Daí o preço deles ser tão salgado. Vamos primeiramente analisá-los isoladamente das outras cartas. No começo, com o auxílio dos filhotes era um baralho quase que exclusivamente voltado para invocar monstros de rank 7 (Big Eye e Dracossack). Com a proibição deles, houve algumas alterações. O foco do baralho deixou de estar nos monstros exceed, e agora está principalmente nos synchros. Não pensem que o baralho enfraqueceu por causa disso. Na verdade, isso aumentou o leque de possibilidades, pois um baralho extra contendo synchros de nível 8 está preparado para a maioria das situações com as quais você possa se deparar.
          Vamos supor que o seu oponente utilize um baralho de controle de campo. Você certamente esperará várias armadilhas com efeito de destruição em massa. "Stardust Dragon" servirá para contornar isso. Se ele for outro Dragon Ruler Player, invocando "Crimson Blader" e destruindo um monstro do seu oponente por batalha com ele, suas chances de vitória subirão bastante. No caso de Bujins, "Jeweled Red Dragon Archfiend" pode dar conta do recado, pois o efeito dele não designa cartas, evitando assim o incômodo "Bujingi Turtle".
         Agora que eu falei da vantagem de utilizar synchros no baralho de Rulers, vem o principal: a facilidade de invocação. Independente das outras cartas que você tiver sacado, possuindo três Dragon Rulers diferentes na mão, bastará utilizar o efeito de um deles para ser invocado removendo pelo menos um Tempest ou um Blaster, para que um monstro tuner possa ser adicionado para a mão. Além disso, o outro Dragon Ruler removido lhe trará outro com o mesmo nome para a mão. No turno seguinte o ciclo reinicia, de modo que mais um synchro entrará em campo. Com "Dragon Ravine", você terá recursos praticamente infinitos. Por esse e por outros motivos, seria interessante deixar todos os Dragon Rulers a 2.
          Bom, volto a afirmar: coloquei neste post cartas que causam desequilíbrio no jogo. Se o objetivo da Konami for a diminuição da discrepância entre os baralhos, ela certamente deverá voltar os olhos para as cartas discutidas aqui. Espero que tenham gostado. Concordam com o que foi proposto? Deixem a opinião de vocês.

Postado por: Fernando Kaiba

Possíveis cartas para a ban list de janeiro de 2014
  • Comentários
  • Comentários pelo Facebook
Top